quinta-feira, 1 de setembro de 2011

"Da teoria a prática"



"A ideia vem sendo difundida por vários municípios do Rio de Janeiro"

"Ao assistir uma palestra feita por Décio Rui Pialarissi, diretor do OS de Maringá (OSM), Raphael Pereira Lopes, da Receita Federal em Niterói (RJ) diz que se apaixonou pelo projeto, assim como outros participantes. Passaram a difundir a ideia por vários municípios do Rio de Janeiro, reuniram voluntários, entidades e montaram um grupo de trabalho que resultou na criação do OS de Niterói. 
“Mas o que achamos maravilhoso, era apenas a ponta do iceberg. Estou maravilhado com a organização do OSM e a sistematização da forma de acompanhar os gastos públicos”, afirma. Ele conta que o grupo conseguiu sensibilizar e formar uma massa crítica interessada em mudança, mas faltavam ações concretas. “Estamos aprendendo como sair da teoria e ir para a prática. Vocês mostraram o caminho das pedras e que é possível mudar”, diz, ressaltando ter certeza dos resultados.
“A região tem cultura e condições favoráveis, a indignação da sociedade é geral e temos conseguido sensibilizar as pessoas”, destaca. 
Vânia Silva Cardoso, da Receita Federal no estado do Rio de Janeiro e integrante do Programa Nacional de Educação Fiscal do órgão, conta que por um tempo falou do trabalho por ter ouvido falar e ver as pessoas serem impactadas. “Precisava conhecer melhor e fiquei surpresa com os resultados”, comenta. Diante dos
volumes arrecadados pelo governo em todas as esferas, Vânia diz que não faltam recursos na administração pública. “O que pode haver é má administração e falcatruas. E aí, o papel do observatório social é vital. Se os políticos não dão conta do bem gerenciar, a população pode contribuir acompanhando de perto a gestão
pública”, finaliza."
Jornal Observatório Social do Brasil, Edição 0, Março 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar de nosso espaço. Seja um voluntário do OS Niterói.