quinta-feira, 15 de março de 2012

CONSOCIAL VIRTUAL

CONFERÊNCIA VIRTUAL

Vai começar, no dia 19 de março, a Conferência Virtual da 1ª Consocial. O objetivo dessa etapa é ampliar e potencializar ainda mais a participação da sociedade nas discussões sobre transparência e controle social no Brasil.

A Conferência está organizada em dois momentos: o primeiro é para discussão e elaboração de propostas, e vai acontecer de 19 de março a 1º de abril. O segundo é para que os participantes priorizem as que considerem mais relevantes, e está previsto para acontecer de 1 a 8 de abril de 2012.

Oitenta propostas priorizadas durante a Conferência Virtual serão encaminhadas à Etapa Nacional e, portanto, poderão integrar o Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social, que será construído com base nas decisões que forem tomadas em Brasília.

As ideias que serão discutidas na etapa virtual, bem como a linguagem que será utilizada, serão objetivas e de fácil entendimento. A intenção é atrair especialmente quem não está acostumado com esse tipo de discussão, mas tem muito a contribuir com o debate.

O passo a passo da Conferência Virtual está disponível aqui.

A Conferência Virtual é realizada por meio do ambiente virtual do E-democracia, da Câmara dos Deputados. Para participar, acessehttp://edemocracia.camara.gov.br/.
A 1ª CONSOCIAL

A 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social - 1ªConsocial é uma realização da Controladoria-Geral da União - CGU. Convocada por Decreto presidencial de 8 dezembro de 2010, a 1ª Consocial terá etapas preparatórias a realizarem-se de julho de 2011 a abril de 2012 em todo o Brasil, o que deve mobilizar mais de 1 milhão de brasileiros que serão representados por cerca de 1200 delegados esperados para a etapa nacional da Consocial que acontece entre os dias 18 e 20 de maio de 2012, em Brasília.

A 1ª Consocial tem como tema central: "A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública" e o objetivo principal de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.

Além das etapas preparatórias estaduais e municipais, a sociedade poderá debater os quatro eixos temáticos da Conferência participando e realizando conferências livres e virtuais além de programas e atividades especiais como: concursos culturais, debates acadêmicos e seminários, encaminhando propostas à coordenação-executiva nacional, via portal da 1ª Consocial, para serem direcionadas aos estados e à etapa nacional conforme o âmbito indicado.


Existe uma vinculação entre os Eixos Temáticos e o Texto-Base da 1ª Consocial. Os participantes, em todas as etapas, devem debatê-los e tomá-los como base para a elaboração de todas as diretrizes/propostas.

São eles:


Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos;


Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública;


A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle;


Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

Para saber mais, acesse: http://www.consocial.cgu.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar de nosso espaço. Seja um voluntário do OS Niterói.