domingo, 16 de setembro de 2012

O FLUMINENSE: "Parte do Mergulhão será liberada para o trânsito este mês "

Por: Priscilla Aguiar 16/09/2012
NitTrans diz que passagem de veículos será liberada no final de setembro. Parte de cima do mergulhão vai ser entregue para que o fluxo de veículos na região diminua

A primeira parte das obras do Mergulhão da Avenida Marquês de Paraná serão entregues ainda este mês. A informação é da presidente da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), Elisabeth Grieco. Ela explicou que até o final de setembro os motoristas poderão passar pela parte de cima do mergulhão.
A obra, que é apontada como uma das soluções para desafogar o trânsito da cidade, tem sua conclusão prevista para acontecer até o final do ano, de acordo com a presidente da NitTrans.
Além do mergulhão, outras intervenções prometem melhorar a mobilidade dos niteroienses, como o projeto cicloviário, que será intensificado pela Prefeitura, e prevê uma ciclofaixa na Grota do Surucucu, em São Francisco até as Barcas, passando pela Avenida Roberto Silveira.  
Em Icaraí, além da Avenida Roberto Silveira, as ruas Mem de Sá e Lemos Cunha também vão receber uma ciclofaixa. Na Zona Norte, a Avenida Professor João Brasil, no Fonseca e a Rua Benjamin Constant, no Barreto, também serão contempladas. Já a ciclovia da Boa Viagem, que está em andamento, aguarda a realocação dos postes de energia para ser implantada. A meta, de acordo com Elisabeth Grieco, é implantar o projeto cicloviário em toda malha viária da cidade.
“Queremos incentivar as pessoas a usarem a bicicleta, porque além de trazer benefícios para o trânsito, o uso do modal ainda preserva o meio ambiente”, disse.
Grieco revelou ainda que o assessor técnico da NitTrans, Glauston Pinheiro, irá em outubro para Buenos Aires, na Argentina, estudar um projeto de aluguel de bicicletas com o objetivo de trazê-lo para Niterói.
A presidente da NitTrans faz uma avaliação positiva em mudanças já realizadas na cidade, como a implantação de mão única na Avenida Roberto Silveira, em abril, mudança de mão nas ruas Mem de Sá, em Icaraí, São Januário, no Fonseca, Desembargador Lima Castro, na altura da Rua Soares de Miranda até a Alameda São Boaventura, também no Fonseca, implantação da pista exclusiva para ônibus e táxis na Rua da Conceição, no Centro, e a entrada dos ônibus municipais pela frente no Terminal Rodoviário João Goulart.
“Com as intervenções percebemos uma melhora significativa no trânsito. O tempo de viagem está mais curto. O ônibus tem chegado mais rápido no ponto. Estamos fazendo um estudo que comprova essa economia de tempo e a diminuição de emissões de CO2 (dióxido de carbono)”, disse.
A cidade receberá outras intervenções no trânsito como, o alargamento da Rua Benjamin Constant, no Barreto, que está em fase de desapropriações, o túnel Charitas-Cafubá, a construção de faixas exclusivas para ônibus na Avenida Amaral Peixoto, no Centro, a duplicação da Avenida Francisco da Cruz Nunes, em Itaipu, no trecho que vai desde o Cemitério Parque da Colina até o Fórum do bairro, e a implantação do sistema baseado no Bus Rapid Transit (BRT), que começou a operar na capital em junho deste ano, com os cinco terminais de integração no Largo da Batalha, Caramujo, Piratininga e Charitas, e o Terminal João Goulart, no Centro. As mudanças fazem parte do plano elaborado pelo urbanista Jaime Lerner.

Disponível em: <http://jornal.ofluminense.com.br/editorias/cidades/parte-do-mergulhao-sera-liberada-para-o-transito>. Acesso em: 16-set-2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar de nosso espaço. Seja um voluntário do OS Niterói.